BLOG HC INCORPORADORA

O ambiente ideal para os estudos

.

estudos1

O período de volta às aulas sempre traz à tona prioridades como a compra do material didático, a rematrícula nos colégios e a contratação de transporte. Entretanto, um fator importante que também deve ser lembrado é a preparação de uma sala de estudos, um local que deve ser criado especialmente para estimular e tornar a aprendizagem ainda mais confortável.

Para o designer de interiores da Lider, Rafael Cândido, durante a elaboração do ambiente alguns quesitos essenciais devem ser observados. “Um quarto de estudos deve contar com boa iluminação para a leitura, conforto para aguentar as horas dedicadas ao estudo e espaço suficiente para armazenar os materiais (livros, papéis etc.)”, afirma. Conforme explica o profissional, tudo deve ficar próximo, a fim de facilitar a interação da estante de livros com a mesa de estudos, por exemplo.

estudos2

Escolha dos móveis e iluminação

Em relação ao mobiliário, uma bancada de trabalho com altura e acabamento adequados (é sempre bom evitar revestimentos que conduzem calor) e uma confortável cadeira ergonômica são itens indispensáveis para uma sala de estudos. Por isso, a escolha dos móveis também deve ser cuidadosa.

estudos3 estudos4

Ao escolher a cadeira, deve-se observar a regulagem do encosto e do assento da peça a fim de certificar que ela poderá acompanhar o jovem da fase infantil até a adolescência, maximizando seu tempo de uso. Outra boa sugestão, como lembra o designer, é escolher um modelo revestido com materiais como acrílico e plástico, que acumulam menos sujeira.

Como apoio, além das bancadas, as escrivaninhas são ótimas soluções. Cada dia mais versáteis, são encontradas no na Lider em estilos diversos e com diferenciais interessantes, como pontos de instalação elétrica, gavetas com divisórias e até espelhos, como é o caso daescrivaninha Giestas, lançamento da Lider Interiores que além de cumprir a função de escrivaninha também vira uma penteadeira.

estudos5 estudos6

A iluminação, por sua vez, requer atenção especial em qualquer situação. Por isso, na criação do quarto o ideal é posicionar os pontos de luz sobre a bancada de trabalho e, se necessário, complementá-la com abajures ou luminárias específicas. Se houver incidência de luz solar, melhor ainda, pois além de clarear o local ela também aumenta a sensação de bem estar das pessoas. Outra dica de Rafael Cândido é a utilização de lâmpadas frias, como as de LED, que além de não aumentarem a temperatura local também são mais econômicas.

Decoração criativa

As características funcionais são fundamentais para o ambiente de estudos, mas a decoração também pode contribuir bastante para o bem-estar de quem usa o espaço. Elementos como quadros, nichos de parede e tapetes podem deixar o ambiente mais bonito e aconchegante, além de favorecer a organização.

estudos7

Se há pouco espaço disponível, a solução é aliar a técnica à imaginação e à inventividade. “Criatividade é fundamental para lidar com ambientes pequenos. Móveis versáteis, que possuem dupla função, por exemplo, são ótimas opções para esse tipo de situação”, orienta Rafael Cândido.

Fazer um estudo das cores que irão compor o ambiente também pode ser uma boa alternativa para despertar, mesmo que inconscientemente, o desejo pelo estudo. ”Um bom exemplo é usar cores mais quentes nos ambientes que serão usados por pessoas mais lentas ou pouco produtivas, pois isso faz com que elas fiquem mais animadas e, consequentemente, gerem mais resultado”, finaliza o profissional.

estudos8

Fonte: Blog da Lider

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e lançamentos dos nossos empreendimentos.

Atendimento W3 Sul
CRS 515 Bl. “C” Loja 46, Brasília, DF, CEP 70381-530
Telefone: (61) 3262.2121
Fax: (61) 3262.2120

HC INCORPORADORA NAS REDES

ico-facebook ico-twitter ico-g ico-youtube ico-rss

Copyright HC Incorporadora 2014 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: Mix7